sábado, 30 de agosto de 2014

Bidu - Caminhos

Salve!



Eu sinceramente sou um entusiasta quando o assunto é HQ. Se temos HQ nacional em pauta, sou mais ainda.

Quando a MSP anunciou em 2013, seu projeto Graphic MSP, fiquei numa ansiedade só. Afinal, fui iniciado nos quadrinhos nacionais com a Turma da Mônica, diga-se de passagem. E ter em mente que poderia reencontrar essa Turma, sob a visão de outros artistas, me fez frequentar as bancas de jornais quase que todos os dias. 

Acho fantástico o trabalho que o editor/idealizador do projeto, Sidney Gusman vem realizando. Já temos no mercado 05 edições nesse formato: Turma da Mônica (Laços), Astronauta (Magnetar), Chico Bento (Pavor Espaciar), Piteco (Ingá) e agora, Bidu (Caminhos).



Quem não conhece o cachorro azul, Bidu, amigo de pedras, humanos e toda a sorte de personagens? Cachorro de estimação do Franjinha, é talvez um dos personagens mais carismáticos da MSP. Nessa HQ, ficamos sabendo como nasceu a amizade entre os dois. Não sem antes vermos o coitado se meter em confusões, fugas e brigas. Tudo muito bem contado numa trama que faz uso de todos os elementos do universo do personagem.

Nas hqs tradicionais, o Bidu se comunica através do mesmo artificio que os personagens humanos: Balão + Texto. Aqui nessa edição, não! E acredite, pequeno gafanhoto: Ficou muito bom!

Nas redes sociais, Sidney Gusman já dava dicas de que as onomatopeias seriam o destaque na trama. E realmente roubam a cena. O trabalho de Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho faz com que os personagens "falem" com o leitor de uma maneira muito bacana. Os "diálogos" entre os personagens caninos mereciam um review a parte, de tão bem sacados e cômicos que são. Te fazem voltar página por página só para ver de novo a ação da história.

As participações especiais estão presentes, e de todas, a da Dona Pedra nos anuncia que muita coisa legal está por vir. 

É muito bacana ver um personagem já impregnado em seu subconsciente, ser "remodelado" sem perder a sua essência. Aqui, os autores foram muito felizes e acertaram em cheio. Soube que na Bienal do Livro, a aceitação do público superou as expectativas. A HQ possui 80 páginas, e a versão com capa cartão, sai  por R$19,90.

Curiosidades:

-A HQ, assim como as demais da linha Graphic MSP, conta com um introdução do próprio Mauricio de Souza;
-Os extras são compostos de esboços, estudos de capa, curiosidades, históricos e uma breve apresentação dos autores;
-Os autores das edições anteriores são: Vitor e Lu Cafaggi (Laços), Danilo Beyruth (Magnetar), Gustavo Duarte (Pavor Espaciar) e Shiko (Ingá);
-O volume 2 de Turma da Mônica e Astronauta já estão anunciados, bem como as HQs da Turma da Mata, Papa-Capim e Penadinho.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário