segunda-feira, 14 de julho de 2014

O retorno do Mestre do Kung Fu

Salve!

O fantástico mundo dos quadrinhos sempre foi recheado de super-seres, e não seria errado dizer que eles são os responsáveis pelo sucesso da industria até hoje. Mas, creio que todo leitor tem entre seus personagens favoritos, um que não possui poder sobrenatural algum. Eu tenho alguns, e dentre eles está Shang Chi, vulgo Mestre do Kung Fu.

Pra mim, foi fácil a identificação com o personagem, já que sou fã de Li Xiao Long, mais conhecido como Bruce Lee. A inspiração do personagem em Bruce Lee é evidente e proposital.


Em 1973 (ano do falecimento de Bruce Lee), o personagem teve sua primeira aparição. Criado pelo escritor Steve Englehart e pelo desenhista Jim Starlin, Shang Chi pegava carona no sucesso da série de TV "Kung Fu", estrelado pelo falecido David Carradine. Aqui, cabe um parentese: A série Kung Fu foi co-criada pelo próprio Bruce Lee, e seria dele o papel principal. Mas os figurões de Hollywood achavam que Bruce Lee era "Chinês demais" para o papel. Assim, Carradine assume o papel principal.

Voltando a Shang Chi: Nos anos 70, sua HQ oficial  "Deadly Hands of Kung Fu ", fez muito sucesso la fora. Aqui no Brasil foi publicada na revista Kung Fu (Ebal). Eu li esporadicamente nos nos 80/90 algumas hqs da extinta Superaventuras Marvel. Mas o pouco que li, foi o suficiente para ter o personagem com um de meus favoritos, e me fazer aguardar ansiosamente por um retorno.

E para a minha alegria, lá fora está sendo produzida uma nova versão de "Deadly Hands of Kung Fu". Dessa vez sob o roteiro de Mike Benson, que já escreveu  hqs para "Cavaleiro da Lua", "Justiceiro", "Wolverine" e o recém-lançado pela Panini,  "Luke Cage Noir".

O enredo tem seu ponto de partida no assassinato de alguém importante no passado de Shang Chi, que se vê na obrigação de prestar suas últimas homenagens à vitima. Vai então ao Reino Unido, e a partir dai, a pancadaria come solta. A arte leva a assinatura de Tan Eng Huat (XMen Legacy e Deadpool).

Espero que essa HQ chegue ao Brasil logo menos, e que o roteiro de Benson não nos decepcione. Até lá,  pequeno gafanhoto, tenhamos paciência...

Curiosidades:

-Shang Chi é filho de Fu Manchu;
-Já  foi membro mo MI-6 Britânico;
-Recentemente, fez parte dos Vingadores Secretos;

Abraço!

2 comentários:

  1. Oi, Marcio.... tdo bem?

    Puxa, eu sou fanzaço do MKF.... mas não curti esse visual novo não. Qdo li o título deste post achei q a Marvel tivesse recuperado os direitos do Fu Manchu e finalmente tivesse encadernado a fase clássica, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td certo, Leo!

      Eu até que gostei desse novo visual. O uniforme até me lembra vagamente o que Bruce Lee usou em "O Jogo da Morte", só que vermelho no lugar do amarelo, rsrs.

      Vi alguns scans, e as cenas de ação ficaram bacanas demais nesse visual!

      Já Fu Manchu, vamos ter que nos contentar com sua "nova" nomenclatura: Zheng Zu. A Marvel adotou esse nome desde o retorno de Shang Chi com os Vingadores Secretos.

      Torçamos para que seja uma boa HQ!

      Abraço!

      Excluir