sábado, 26 de julho de 2014

HQ impressa versus HQ digital

Salve!


Leio quadrinhos desde que iniciei minha alfabetização. Nunca me recordo ao certo qual a primeira HQ que li, mas certamente foi uma do Tio Patinhas. Mas uma coisa é fato: folhear uma HQ é uma sensação única, e disso eu nunca me esqueci. 

Como era impressionante pra mim, virar cada página a fim de saber o que aconteceria em seguida. Me desdobrar ao tentar ler uma nova palavra, ou ainda, uma palavra de língua estrangeira. Sempre fiz questão de organizar e guardar bem minhas HQs. Lembro de um baú de madeira que tinha em minha infância, onde guardava as poucas revistinhas que eu tinha. Algumas, frutos de barganhas, estavam sem capas, outras rabiscadas, mas ainda assim era como se fosse meu baú de tesouros.


Com o passar dos anos, me distanciei um pouco (tempos de vacas magras) da leitura frequente, e passei a ler uma HQ aqui, outra ali. Sempre esperei que as editoras nacionais caprichassem mais nas encadernações, no papel utilizado, no formato, etc. E isso aconteceu. Hoje temos diversas editoras que capricham em seus produtos, como nunca imaginei em minha infância. Ai estão os encadernados de luxo que não me deixam mentir. Minha coleção de HQs só aumenta, assim como minha pequena biblioteca. Tenho um puta orgulho ao passar em frente à minha estante, e ver todos os encadernados organizados e imponentes. Olhar para o outro lado e ver meus livros (alguns ainda embalados, aguardando por sua vez).


Vou à banca quase todo dia. Não apenas para consumir, pois por mais que eu goste, sei priorizar as coisas em minha vida. Mas vou as vezes para bater um papo, folhear revistas, ver o que as editoras estão lançando, relançando. Enfim...não tem jeito. Sou dependente da mídia impressa.

Trabalho com tecnologia há anos, mas não fui capaz de me adaptar a era dos e-Readers da vida. No máximo possuo um tablet, que uso para navegação e passatempos com minha filha. Sei que talvez seja inevitável que com o passar dos anos, as HQs impressas percam cada vez mais adeptos, até sua migração total para as plataformas digitais.

Claro que é impossível falar sobre HQ hoje em dia, sem lembrar da questão do download. Há uma galera que capricha nos scans e traduções, nos presenteando com títulos que talvez nunca aparecem nas bancas e revistarias Brasucas. Os scans ajudam  inclusive, na decisão da aquisição (ou não) de determinada HQ. Mas ai, o meu problema volta à tona: Onde eu leio uma HQ escaneada??? Pô...

Por mais que a evolução dos e-Readers ofereça softwares de leitura interativa, ambientados com os sons das onomatopeias (que eu sempre reproduzo em minha mente, quando leio), e até movimento dos personagens, não consigo me ver abandonando o hábito que tenho de ler a história no bom e velho papel.

Não tenho intenção de ser o vencedor numa discussão desse porte, pois da mesma forma que tenho motivos e vejo vantagens na leitura impressa, há os que defendem com unhas e dentes a leitura digital. Podemos falar de custos, espaço físico para organizar uma coleção,  praticidade, sustentabilidade, facilidade de transporte e até sobre a sobrevivência financeira de escritores e desenhistas. O que desejo realmente é que a industria sobreviva, e que nós leitores/colecionadores não sejamos desamparados.

(as imagens que ilustram esse post, são originadas de minha coleção pessoal)

Abraço!

5 comentários:

  1. leio no meu tablet 10.1 da samsung e é legal.
    tb coleciono papel (capa dura normalmente)

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a visita, Scantorrent.

      Meu tablet é de 7", e na falta da versão impressa, até que quebra um galho, rsrs.

      Acho que cada vez mais teremos os encadernados cspa dura para colecionadores, enquanto as mensais canoas migram pra plataforma digital.

      Abraço!

      Excluir
    2. oi
      já testei em 7'' e em 10''. o tamanho faz diferença (na tela do pc támbem fica bom, o problema é que ficar sentado cansa. outra opção é ligar o pc na TV e ler bem ampliado, mas o tablet de pelo menos 10'', tirando o preço ainda salgado, é a melhor opção.).

      "Acho que cada vez mais teremos os encadernados cspa dura para colecionadores, enquanto as mensais canoas migram pra plataforma digital."

      acho que sim num futuro próximo.

      bela estante!

      Excluir
  2. Acho essa uma visão muito exagerada e apocalíptica das coisas. As pessoas ainda compram cds de 30 reais, mesmo podendo fazer download de graça na internet ou ouvir no YouTube(muitos artistas até colocam as músicas do álbum completo em video e isso nem atrapalha nas vendas). E ainda tem aqueles que pagam para fazer download no iTunes. O mesmo vale para filmes, séries e livros. Tem gente que paga pela versão física, tem gente que paga pela versão digital, e tem gente que consome sem pagar. Não tem pq ser diferente com hqs.
    As duas versões podem coexistir sem nenhuma ofuscar a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião. 

      Eu sinceramente torço muito por essa coexistência. Meu receio na verdade não é com o publico colecionador que continua comprando cds, e que certamente continuará comprando livros e hqs impressos.

      Meu medo é que a industria se sinta no prejuízo caso a preferência pelo arquivo digital seja superior. Valeu pela visita, cara!

      Excluir