terça-feira, 23 de setembro de 2014

O Velho Logan

Salve!



Sabe aquele livro, hq, filme que você não consegue parar de ler/assistir, até que chegue seu fim? Então, a HQ "O Velho Logan", é um desses casos.

Com enredo por Mark Millar e a espetacular arte de Steve McNiven, essa HQ configura minha lista de favoritos. A premissa é a seguinte: O que aconteceria se todos os vilões se organizassem para dar fim aos super-heróis? A seguir, SPOILER!


A história se passa paralela ao universo tradicional dos X-Men e demais heróis Marvel. Aqui, os super-heróis tiveram seu fim literal decretado, após um ataque planejado (e liderado) pelo Caveira Vermelha.  Após a investida, territórios foram demarcados, e o mundo como o conhecemos não existe mais. 

50 anos à frente, com um cenário pós-apocalíptico que  lembra o filme "Mad Max", temos oLogan tentando viver em paz. Já não atende mais por Wolverine, e suas garras de adamantium estão aposentadas. Ao lado de sua esposa e 02 filhos, vive a dificuldade de manter o aluguel de sua propriedade em dia. Seus senhorios, são ninguém menos que o Clã dos Banner (descendentes de Bruce Banner, frutos de relações incestuosas, o que lhes confere aparência e personalidades "interessantes"), e não aceitam atraso nos pagamentos.
protagonista

Para sair dessa sinuca de bico, o velho Logan aceita um trabalho ofertado por seu amigo (e ex Vingador), Gavião Arqueiro - agora cego e com rabo de cavalo. Claro, que as condições desse trabalho não ficam muito claras, mas o cara tá numa pior. O que vier é lucro, certo? Veja bem...

De início, sabemos que Logan aposentou Wolverine de vez, chegando o mais perto possível do que seria uma pessoa pacifista. Os motivos dessa decisão serão ilustrados no decorrer da trama. Mas o que se fica claro é que houve um dia D, que pôs fim a uma era de heroísmo.  O mal é quem dá as cartas agora, e não há quem se levante para contra-atacar. 

Gavião Arqueiro vive com um pé no submundo, e para sobreviver, se vira a seu modo. Aceita então conduzir uma "mercadoria" ao território batizado como Nova Babilônia, onde quem dá as cartas é o Presidente, também conhecido por Caveira Vermelha. Como está cego, precisa de um ajudante para manejar o GPS, ou esse foi o único pretexto que arrumou para convencer o velho Logan a acompanhá-lo. A partir disso, a história se desenrola de forma violentamente alucinante. A cada cidade ou domínio, sabemos o fim que levou determinado herói. Os nomes dos locais são bem sugestivos, como por exemplo "Queda do Martelo", local onde pereceu Thor, deixando o Mijlonir a espera de outro digno de empunha-lo.

A medida que os problemas vão aparecendo, a agonia aumenta pelo fato de que Logan evita a todo custo usar seus poderes. A dupla é  perseguida, espancada e quase devorada. Em dado momento, as circunstâncias pedem um desabafo, e Logan conta a Gavião todo o ocorrido na noite que deu início ao extermínio dos super-heróis. A medida que o flashback acontece, você vibra com cada ação tomada por Wolverine, para logo em seguida tomar um baque, que quase o faz arremessar a HQ pela janela.

Os pontos altos realmente são as cenas de ação, onde presencia-se decapitações e esquartejamentos em belos closes. As expressões do velho Logan estão muito bem desenhadas. Lhe passam a sensação de medo/ódio/pena com maestria cinematográfica. O duelo com o Caveira Vermelha é emblemático e icônico. Logan praticamente se transforma em todos os Vingadores, e não poupa na pancadaria.

Outro lance muito bacana, são as citações e referências. O veículo do Gavião, é o Aranhamóvel (que foi prêmio de uma partida de cartas contra o Mandarin!). Já o Clã Banner, utiliza o antigo veículo pertencente ao Quarteto Fantástico. E falando em Banner, esse perdeu a sanidade  há tempos. Canibal, assim como os demais membros de sua "família", é um vilão pra lá de insano. Literalmente, um monstro.

Millar pareceu não querer deixar ninguém de fora dessa história. Mesmo que não apareçam em algum quadro, personagens são citados a todo o momento, dando uma coerência ao fatos, por mais improváveis que sejam.

Meu único "ah!", foi o fato de que os filhos do Wolverine não herdaram seu gene mutante. E por mais que a a filha do Gavião (e neta de Peter Parker) apareca trajando um uniforme de Mulher Aranha, não temos tempo de descobrir se ela detinha algum poder...

A HQ está repleta de homenagens a filmes como (o já citado) "Mad Max", "A Estrada",  "Quadrilha dos Sádicos e  ao mangá "Lobo Solitário", uma clara alusão a terminologia do nome Wolverine e sua situação.

Enfim, sei que não é um enredo cabeça, e nem posso compará-lo a clássicos como Arma X, ou um Reino do Amanhã (DC Comics). Mas sugiro que leia. Sugiro também que perca mais tempo ainda, revendo as ilustrações de McNiven.

A edição que li, faz parte da belíssima coleção da Salvat.

Abraço.

4 comentários:

  1. Oi, Marcio.... blz?

    Aquela cena q eu comentei com vc é

    SPOILER....

    qdo o Hulk devora e engole até o esqueleto do WV (achei meio "demais" a ingestão de um esqueleto de adamantium, mas fora isso a HQ em si é realmente mto boa!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imaginei que você se referia ao "Lobo Solitário", rsrs...eu achei bacana, mas muitos leitores taxaram de plágio. Vi como homenagem bem sacada.

      Já essa do Hulk, foi de lascar mesmo. Dentro do contexto, foi até cômico. E veja só como o Bruce Banner franzino quase dá um pau no WV, mesmo antes de se transformar e Hulk. Sei lá...radiação demais, rsrs.

      Abraço!

      Excluir
  2. Belo artigo. Já li antes, faz tempo, mas mesmo assim eu vou comprar a edição da Salvat. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nelson. Visite o blog sempre que lhe der na telha!

      Compre sim, essa versão da Salvat ainda contém uns extras bem bacanas: Rascunhos do MacNiven, comentários do Millar e aquela galeria básica de capas.

      Abraço!

      Excluir