domingo, 21 de setembro de 2014

São Jorge Volume II - A última batalha.

Salve!



Como nasce um mito?

Danilo Beyruth nos dá a resposta nesse segundo (e último) e último volume de São Jorge. O ritmo e a fluidez da arte se mantem. Você nem sente falta das cores. Ah! não vou postar o conteúdo da HQ, pois eu seria um estraga-prazer, ok? E falando nisso, cuidado com o spoiler a seguir!


Nesse segundo volume, Jorge ainda ferido precisa salvar a princesa. Os aldeões a querem oferecer em sacrifício para a aplacar a fúria da fera. O império romano declara guerra aos cristãos, não importando se esses fazem parte de seu exercito ou não. 

No meio dessa sinuca de bico, o soldado Jorge precisa tomar decisões rápidas, e outras que lhe marcariam para sempre. 

Ao ler a HQ, a impressão que tive é que Danilo Beyruth interpretou a sua maneira, alguns fatos que se tornaram mitológicos na criação do Santo Cristão. E ficou pra lá de bacana a maneira como ele resolve certos pontos: Dragão, Princesa, seu coadjuvante (cavalo branco), a Pátria de um soldado e sua fé.

A batalha entre Jorge e o Dragão de fato é um dos pontos mais aguardados na HQ. Ao final dela, você não sente alívio. Talvez, pena da criatura. 

Tal qual um telefone sem fio, a notícia se propaga desproporcionalmente. Mas Jorge não é recebido como herói. Há os que conspiraram contra ele, e sua crença lhe traz um grande dilema.

Por fim, Jorge foi um homem de palavra, um guerreiro de honra. Um homem de fé, mesmo que essa fé não o tenha salvado.

Observe como o  universo dos super-heróis em muito se assemelha com a mitologia, e por vezes até flerta com a divindade. O ponto comum para essas comparações aqui é: Morre o homem, nasce o mito.

Salve, Jorge!

Vida longa aos quadrinhos Nacionais! Um dia conseguirei um autógrafo do Danilo.

Curiosidades:

- Na capa do vol. 1, Jorge segura a lança em posição horizontal. No volume 2, na vertical. Sobrepostas, formam uma cruz;

-Easter egg na página 77: Asterix e Obelix.

Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário