sábado, 10 de janeiro de 2015

Deuses, Heróis e Super Heróis. Da inspiração à criação das HQs.

Salve!

Creio que o gênero "Super Heróis" seja o mais famoso dentro do universo dos quadrinhos. É adorado por uma legião de fãs, que fazem do hábito da leitura, a sua religião.

Ok! Esse infame parágrafo que abre a matéria, servirá como condutor do assunto de hoje: Até onde podemos traçar um paralelo entre divindades, mitos e os atuais super-heróis? Partindo da etimologia da palavra Herói, (Do grego ‘hrvV, pelo latim heros), o termo é destinado aquele que protagoniza uma obra narrativa ou dramática.  Os Gregos consideravam que os heróis eram semideuses, em sua maioria com ascendência divina, fruto de relação com mortais. Suas virtudes e feitos (bem superiores aos "mortais comuns"), definem seus atos de heroísmo. Suas qualidades englobam ainda, Coragem, Senso de Justiça, Moral, Liberdade e Altruísmo.

Dentro desse  contexto, os Supers são de certa forma uma personificação de uma divindade heroica. Observe por exemplo,  a história de um dos mais famosos adeptos do colan, o Superman:

Veio dos céus, enviado a Terra por seu pai. Aqui,  foi adotado. Seus poderes lhe concedem feitos impossíveis aos humanos. Sua imortalidade é quase certa  e seu altruísmo, um ponto forte. Sem contar que seu papel, é manter a humanidade a salvo.

Quem assistiu o recente filme do personagem, (do diretor Zack Snyder), identifica esses e outros paralelos com facilidade. Fica gritante a comparação entre Kal-El e Jesus Cristo. Até seu famoso "S" de super, no filme significa Salvador. Em uma cena, Clark aos 33 anos aparece numa Igreja Cristã, e tem um dos diálogos mais emblemáticos do longa.



E as comparações e inspirações não se limitam ao cara da cueca por cima das calças. Há inclusive, os super-heróis que são os próprios deuses, como é o caso do personagem da Marvel Comics, Thor - o Deus do Trovão

Na mitologia nórdica, Thor é o deus associado as tempestades (trovões e relâmpagos). 

Seu pai é o deus supremo de Asgard, Odin. Nas hqs de Thor, todo o panteão nórdico é retratado, utilizando da licença poética, mas preservando a essência dos personagens.



Há ainda os semi-deuses e deuses Olimpianos e Gregos como Hércules(Marvel) e Ares (Marvel e DC Comics), Mercúrio (Marvel).

Sem contar o Shazam!,  que traz e seu nome a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.


Jack Kirby, o gênio criador e co-criador de grande parte do universo Marvel e boa parte da DC Comics, introduziu personagens e conceitos que lidos sobre outra ótica, se passariam por livros sagrados e filosóficos facilmente.

Em suas criações, os arquétipos divinos estavam sempre presentes: o próprio Thor, Galactus, Darkseid, Os Novos Deuses, Etrigan, Os Celestiais/Eternos, entre outros.

Esses personagens cósmicos, deram às HQs o rumo que levou-as  hoje a ser o que são: Sucesso de público e crítica.



E não só o lado positivo das divindade rendem boas histórias. Em HQs  contemporâneas, roteiristas como Garth Ennis e Sean Murphy também fazem um trabalho fenomenal. Preacher e  Punk Rock Jesus nos brindam com uma abordagem densa, satírica e por vezes sinistra do assunto. O recente jogo/hq "Injustice - Gods among us", apresenta uma versão de como estaria a humanidade se alguns desses super seres, assumissem o papel de "deuses".

Seja como for, desde a aurora dos tempos, a necessidade da humanidade é essa: Proteção!
Venha ela de deuses, de heróis, ou dos Super Heróis.

Curiosidades:

-Nas HQs do Spawn, a saga Armagedom apresenta o próprio Deus, que  é retratado de uma forma, digamos, nada convencional;
-Jack Kirby foi fortemente influenciado pelas teorias de Erich Von Daniken ("Eram os Deuses Astronautas"), em especial na criação dos personagens de "Eternos";
-Mércurio, o filho de Magneto, no original em inglês chama-se  "Quicksilver". Quickslver é associado ao elemento químico, e não ao deus Grego, apesar de seu poder ser a super velocidade;
-Recomendo a leitura das seguintes HQs:
  "O Reino do Amanhã(Mark Waid/Alex Ross)"
  "Loki(Rob Rodi/Esad Ribic)"
  "Thor - O renascer dos Deuses(J. Michael Straczynski/Olivier Coipel)"
  "Eternos(Neil Gaiman/JR JR)"
  "Surfista Prateado - Parábola(Stan Lee/Moebius)"

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário