quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Uma Pechincha - HQs de Robert Crumb

Salve!
 

Eu tenho cadastro em várias lojas virtuais. De uns tempos pra cá, venho comprando bastante HQ e livros em lojas de departamentos , sempre através das promoções que recebo via e-mail. Tem sido uma boa opção frente a distribuição setorizada no Brasil. Dia desses, tive a sorte de conseguir 04 HQs de Robert Crumb, por uma média de R$9,00 cada!!! Tá certo que todos em capa cartonada, mas convenhamos: qualquer edição canoa meia-boca custa mais que isso, fácil-fácil.


Mr. Natural
Um de seus personagens mais famosos(o primeiro a ter uma revista solo), o Guru new age, consultor do hippies.
Mr. Natural é um personagem icônico de uma época em que muito se buscava respostas. Todos buscavam um lider, um Guru. Alguém que conduzisse as pobres almas sedentas por respostas e consolo. E mr. Natch é "o Guru". Nessa coletânea, o vemos ter um encontro "filosófico" com o sete-peles. Após esse encontro, é considerado um lunático que precisa de tratamento psiquiátrico. A HQ é uma alegoria a despedida do personagem, que como Crumb nos explica na HQ, não desenha mais.



América
Caraca! Coragem é o adjetivo que define essa HQ. Aqui, Crumb aponta sua metralhadora de nanquim a tudo e todos. Expõem sem receio (tá, talvez houve algum receio) o seu ponto de vista sobre Política, Etnia, Mundo corporativo, Música, Feminismo e a vida em Sociedade. É interessante ver que algumas de suas preocupações ambientalistas nos anos 80, são hoje as nossas. Pode parecer até que a HQ seja um resumo pessimista de um velho ranzinza. Mas não vejo-a assim. Crumb, na maioria dos quadros, disse sem medo aquilo que a grande maioria pensa, mas não tem como expressar.


Minha vida
Crumb nos conta através dessa HQ e alguns textos, toda a sua trajetória: De feto ao adulto que se transformou. Nos "explica" com sua didática alucinógena, quais as suas motivações, taras e frustrações. Vemos uma pessoa comum se libertar de dogmas e do falso moralismo, para se transformar num artista independente capaz de mudar o cenário. Nos apresenta sua família, seu portfólio, suas experiências de vida e seus melhores trabalhos.




Meu problema com as mulheres
Não é  Martinho da Vila, mas Crumb relata que já teve "mulheres de todas as cores, de várias idades, de muitos amores". E as enumera, inclusive. Detalha as características de algumas e vangloria-se ao retratar outras. Não poupa detalhes de suas aventuras "amorosas": cita nomes, datas, locais e as situações e faz questão de detalhar algumas de suas fantasias sexuais(que conseguiu realizar sem lá grandes esforços). Uma busca por imagens dessa HQ, lhe fará perceber que eu não poderia postar o mais leve conteúdo sem precisar reclassificar meu blog para 18+.  De fato as suas HQs são aconselhadas apenas para o público adulto.


Robert Crumb é considerado o pai do movimento "underground" dos quadrinhos, tendo iniciado seus trabalhos na era Hippye (anos 70) movido a muito LSD e viagens psicodélicas. O grande lance do Crumb, é a maneira de retratar o cotidiano e sua vida pessoal. Seu traço e o modo como ele retrata o sexo feminino são inconfundíveis. Seu tom de humor pode ser considerado "bizarro" por alguns,  e até mesmo politizado demais para outros. Porém, em suas críticas, ninguém é poupado : Religião, Governo, Mídia, Amigos, Família e ele próprio. Dificilmente se viu (ou veremos) outro artista dos quadrinhos assim.

Curiosidades:

-Sua influência é tamanha que em 2007, uma empresa de consultoria (Creators Synectics) formulou uma lista com os "100 Maiores Gênios Vivos", onde Crumb figura a 20ª posição;
-Sua esposa e filha também são desenhistas/cartunistas;
-Moram na França há mais de 20 anos;
-Crumb também é musico. Veja/ouça o trabalho com sua banda, R. Crumb And His Cheap Suit Serenaders:



Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário