sábado, 14 de junho de 2014

Juiz Dredd Apresenta: A Lei de Canon

Salve!

Li ontem essa HQ pra lá de chapada, e venho compartilhar minha opinião sobre ela. Não se preocupe, o spoiler aqui, é mesmo que você encontrará em qualquer versão oficial da revista.


Segundo as Escrituras Cristãs, no dia do Juízo Final, todos serão julgados por Deus. Todos mesmo: os vivos e os mortos. Pois bem, nessa HQ com roteiros de Mark Millar(Guerra Civil, Kick Ass, Nemesis), o dia do Juízo chegou, mas não houve julgamento algum, pois Deus não deu as caras. Recém saídos de seus túmulos, os mortos (agora vivos!!!) estão por ai, contribuindo para uma superpopulação como jamais vista. Sim, pois todos os mortos, de todas as eras que um dia pisaram nessa terra, ressuscitaram.



Para tentar controlar a situação, um grupo de padres cria a Patrulha Paroquial com o intuito de restabelecer a justiça. Desses padres, digamos que Canon Law é o mais fodão, e seu foco é descobrir o que aconteceu com Deus.

Agora diga-me se isso não lhe traz curiosidade o bastante para ler essa pérola? E se eu te disser que ainda tem muito mais? Mark Millar que escreveu, digamos assim, o primeiro arco da HQ não economizou na concepção da história e em seus personagens. O uniforme de Canon é um misto de super-heroi e policial, e o próprio tem uma fisionomia e personalidade que o tornam quase um lunático (carrancudo igual o Juiz Dredd). O cenário onde a história se passa, lembra-nos um clima noir e steampunk, tudo muito bem dosado e desenhando de forma fantástica e insana pelo artista Chris Weston.


Dificilmente você lê uma HQ onde personagens verídicos em nossa história interagem com personagens fictícios. Em "A Lei de Canon", isso acontece de uma forma natural dentro do contexto proposto. Figuras como Julio Verne, Nikola Tesla, Albert Einstein , Freud e Aleister Crowlei são retratadas com naturalidade. Sem contar que personagens como Sherlock Holmes, Dr. Watson e o biblico Caim, estão nessa também. 


Uma das coisas que mais achei bacana, é a forma como Deus é apresentado nos dois arcos (de Millar e o de Kek-W). Não vou estragar a alegria de que ainda não leu, mas garanto que tanto dos roteiristas quanto o desenhista estavam muito inspirados e sarcásticos. Aliás, não se percebe se há algum tipo de mensagem ou liçao de moral nessa HQ. Talvez, assim como a ótima "Preacher", a alfinetada fica mesmo contra a crença cega, o fanatismo religioso e os esteriótipos criados por ambos.

Essa edição brasileira, pela Mytho Editora possui 100 páginas, no valor de R$16,40 e traz ainda em seu interior um poster muito bacana.

Enfim, leia e tire suas próprias conclusões.

Curiosidades:

-A palavra Canon, vem de Cânone Bíblico, a lista oficial de livros aceitos dentro das religiões Cristãs.
-Na HQ, há várias referências interessantes: Batman,  Salvador Dali e Lewis Carrol.
-A cruz no peito de Canon Law, muda de formato 3 vezes...
-Aleister Crowlei(1875 a 1947), foi o Ocultitsta mais influente de era de aquário. Fundou a Thelema, e seus seguidores perduram até os dias de hoje. Bom, merecia um post a parte...
-Quer saber mais sobre Juiz Dredd e Preacher? Corra para o blog Submundo HQ e tire todas as suas dúvidas.

Abraço!


2 comentários:

  1. HQ piradíssima mesmo essa, hein?

    Acho q esse gibi fica pau a pau com os "Invisíveis" em matéria de lançamentos mais "chapadões" do ano, rs. Eu, q adoro essas esquisitices, achei o máximo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ai, Leo! HQ pra lá de insana, rsrs.

      Concordo contigo. Curto demais esses enredos meio "fora dos padrões". O Canon Law fica fácil numa lista dos personagens mais casca-grossa dos quadrinhos. Merecia continuação.

      Abraço!

      Excluir