sexta-feira, 23 de maio de 2014

São Jorge vol. 1 - Soldado do Império

Salve!


Danilo Beyruth, acaba de lançar seu mais novo trabalho, São Jorge, e dessa vez, pela Panini Comics. Recém chegada às bancas está disponível o vol.1 (O soldado do Império.). O formato da HQ lembra o de um mangá(16x21), possui 120 páginas e é preto e branco.

É notório o trabalho de pesquisa realizada por Beyruth, seja para os conflitos religiosos, as vestimentas e aparatos dos personagens,ou para os cenários que retratam seu habitat. Esse volume 1, nos apresenta o soldado romano/cristão, Jorge, a serviço do imperador Diocleciano.

A HQ é de rápida leitura, onde em alguns cenários e panorâmicas, o texto se faz desnecessário. Logo de cara, o leitor é apresentado a uma das maiores iconografias do ainda-não-santo: O dragão. Não farei spoilers, mas posso garantir que é uma boa sacada do autor a maneira como esse nos é apresentado.



Algumas imagens de batalha, são épicas, tal qual acontece no cinema: Batalhões se enfrentando num frenesi de sangue. E como em qualquer coletivismo, as intrigas estão presentes, e é claro, Jorge é o alvo.


Em minha opinião, uma ótima HQ, que por estar dividida em tomos, ainda tem muito a nos mostrar. Danilo Beyruth é um grande representante dos Quadrinhos nacionais, tenho em sua bagagem as publicações de "Necronauta", "Bando de Dois" e "Astronauta - Magnetar" (se você ainda não leu nenhuma dessas obras, dê seus pulos e leia!)









Algumas curiosidades:

-Jorge, na na tradição Católica é um Santo Militar, e na Umbanda é Ogum.
-Na idade média, surgiu o mito de Jorge x o Dragão.
-Sua morada na Lua, é originária dos cultos religiosos Afro-Brasileiros.
-Ouçam a música de Jorge Ben, "Domingo 23", fortemente inspirada em Ogum ("...é dia dele passear com seu cavalo branco.."

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário