sexta-feira, 30 de maio de 2014

Namor - As Profundezas

Salve!

De modo geral, essa é uma de minhas HQs favoritas. Vou começar falando sobre seu protagonista, o Atlante, Namor.

Namor, o príncipe submarino, faz parte da primeira leva de super-heróis do universo Marvel, sendo criado no final dos anos 30. Ao lado dos nego-véio Capitão America Tocha-Humana (original), lutou contra os Nazistas, integrando o grupo "Os
lnvasores". A sua origem é diretamente ligada à Atlântida ( o lendário continente descrito por Platão,e até hoje citada nos meios esotéricos  especulativos), sendo ele um hibrido de Altlante (sua mãe) e Humano(seu pai). Mesmo sendo um dos personagens "fundadores"do selo, sua visibilidade é meio fosca, se comparado aos demais personagens. E é ai que essa HQ me surpreendeu e muito. Vamos a ela:

Temos como base central, a busca por evidências desse continente perdido. Há rumores de que um Capitão desaparecido o tenha encontrado, e um explorador (bem mais cético) é enviado a serviço da marinha para resgatá-lo e confrontar essas evidências. Obviamente, sendo o Namor o guardião de Atlântida, não irá permitir que os demônios humanos a profanem assim tão facilmente. 

É totalmente aceitável que você até se esqueça do lado "super-herói-que-interage-com-humanos" do príncipe submarino e o encare como um ser mitológico hostil, defensor de sua raça.

Temos pontos manjados, como por exemplo, a figura do cientista cético que é posto a manter suas convicções a qualquer custo, mesmo que as evidências estejam lá, para confrontá-lo. Mas, o enredo de Peter Milligan caberia perfeitamente numa adaptação cinematográfica de suspense. Todos os elementos estão lá: a paranoia, a dúvida sobre sua lucidez, os sustos e o drama/embate psicológico...enfim, uma excelente HQ.



A arte de Esad Ribic merece um post a parte. É realista, sombria e tem a capacidade de te transportar para cada cena. Faz com que você também seja um tripulante da expedição, vivendo com eles, momentos de agonia intermináveis.

A edição que eu tenho é um encadernado muito bacana, lançado aqui no Brasil pela Panini, sob o selo da Marvel Knights. De capa dura com 126 páginas, contem ainda uma mini-biografia dos autores. Com um boa garipada, encontra-se em várias lojas de departamentos na internet, com um preço bem camarada.

Curiosidades:

- Essa HQ é uma aventura solo do príncipe submarino.Não há link com outro super ser. 
- Qualquer semelhança entre o Aquaman, da DC Comics e Namor deve ser mera coincidência..
-O desenhista Esad Ribic, tem em seu curriculo, verdadeiras obras de arte, uma delas que vale destaque é a mini-série "Loki".
-Ficaria feliz da vida com uma adaptação cinematográfica do Namor...ou mesmo uma aparição sua nessa leva de filmes da Marvel Comics.

Abraço

2 comentários:

  1. Parabéns pelo novo blog, Marcio.... mto show mesmo e vou acompanhar de perto a cada nova atualização!

    Tbm gostei mto dessa HQ do" Namor".... aliás, essa foi a única q eu comprei da coleção em 5 partes da qual ela faz parte (sendo q as outras 4 nada tem a ver com esta)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Leo! Muito obrigado, cara! Vou procurar manter uma boa frequência nas atualizações.

      E realmente, essa HQ é muito boa. Não sei se seria pretensão ou falta de noção, mas é pra mim a melhor do príncipe submarino. Mesmo que ele só apareça na surdina e não tenha textos em suas aparições, rsrs.

      Abs!

      Excluir