sábado, 18 de outubro de 2014

Bear e Cumbe - HQs Nacionais

Salve!

O cenário de HQs nacionais vem produzindo trabalhos que não devem nada aos gringos. Em certos casos, até os supera.

Li recentemente, duas HQs show de bola! Tratam-se de "Bear" (Bianca Pinheiro) e "Cumbe" (Marcelo d´Salete). HQs de estilos opostos, desde a arte até o formato impresso: Uma é colorida, outra preto e branco. Uma é cômica, outra tem uma temática séria.



Bear Vol1 (editora Nemo)


 Li várias resenhas e indicações, mas só agora comprei essa HQ. De antemão, já digo que estou ansioso pelo volume 2.

A história, que agradará adultos, adolescentes e crianças, gira em torno de uma garotinha (Raven) que perde seus pais. Para reencontrá-los, irá contar com a ajuda do urso marrom, Dimas. Com esse ponto de partida improvável, a hq se desenrola num tom lúdico e muito bem roteirizado. Da escolha dos nomes dos personagens (pra lá de carismáticos)às referências a cultura pop (com citações que vão da literatura aos desenhos animados), a autora acertou a mão. Acerta a mão também no traço e uso das cores.

Os diálogos entre Raven e o ranzinza Dimas, soam de forma natural e dinâmica...não há nada forçado. Você se diverte com os enigmas(enquanto tenta resolvê-los), torce pelo sucesso na cruzada de Raven e lamenta quando a HQ termina. 

Essa certamente será uma HQ que apresentarei à minha filha tão logo ela inicie a sua alfabetização.





Bear foi lançada originalmente como uma webcomic, e para minha alegria, a editora Nemo decidiu publicá-la.

Aqui, um vídeo com a autora que conta um pouco sobre seu processo de criação:




Cumbe(editora Veneta)


Aqui temos uma HQ que possui um dos temas mais polemizados da história do nossa país: O Período de escravidão, e a luta dos negros por sua liberdade. Mas esqueça o que te contaram na escola. 

Em Cumbe, o leitor sente a angustia e vive o drama de cada personagem. Conhece velhas lendas, se enoja de certas atitudes humanas e  participa dos motins. Marcelo d'Salete, o autor, nos apresenta essa HQ que é  como um "diário" que relata os acontecimentos em cada tentativa de fuga dos personagens. Seja uma fuga da senzala, ou uma fuga de sua vida. Tudo baseado em documentos históricos

A edição possui 174 paginas em PB. Ao final, há um glossário bem bacana, para que você não se perca no vocabulário utilizado. Para conhecimento, inclusive, "Cumbe" significa Quilombo.



Aqui, você pode conhecer um pouco mais da HQ e seu autor.

Vida longa aos quadrinhos nacionais!

Um abraço.

2 comentários: